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SABIA QUE: Caminhar faz bem ao coração?

Épocas festivas, é sempre uma boa desculpa para puder abusar um pouco na alimentação. 

É de senso comum que a pratica de desporto promove a saúde. E a caminha fortalece o seu coração. E pode ser praticado por toda as pessoas, idosos, crianças e adultos.

Esta prática diminui em 9,3% o risco de desenvolver uma doença coronária. Além disso, a possibilidade de uma pessoa que caminha com frequência apresentar colesterol alto diminui em 4,3% e cai em 7,2% o risco de sofrer de hipertensão.

Para o coração, a caminhada é considerada a melhor actividade por ser amena e estimular o batimento cardíaco. Para se ter ideia do tamanho do benefício, praticar uma hora desse exercício diariamente mantém a pressão arterial mais baixa durante 24 horas.

A caminhada é uma actividade recomendada por cardiologistas, além de estar associada a pratica de emagrecer, este tipo de actividade mantém a saúde do coração e da mente, alem de cada vez estar mais provado que ajuda na diminuição da ansiedade e stress.

Mais motivos para por em já em pratica esta rotina na sua vida?

  • Melhora a circulação – isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.
  • Pulmão beneficiado – trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais eficientes, quando temos por hábito caminhar com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
  • Combate a osteoporose – O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico nos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico.
  • Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.
  • Bom para diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo.

Alem destes benéficos, podem ainda passar um bom tempo com a sua família, pode sempre fazer este tipo de actividade juntamente com a sua família e/ou amigos e juntar o útil ao agradável.

Tem um cão? Excelente pretexto de o levar a passear e aproveitar e promover a sua saúde.

O seu cão ficará contente e o seu corpo agradece.

Cuidados importantes durante a caminhada

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;

Estes benefícios acontecem quando a pratica de caminhada ocorre pelo menos 2 horas e meia por semana. Para completar e os benefícios serem melhores deve incluir outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos.

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